Transporte ferroviário
Transporte ferroviário
O transporte ferroviário, que
ocorre por vias férreas, é um dos meios de locomoção mais antigos.
Transporte ferroviário é um tipo
de deslocamento que ocorre por meio de vias férreas, transportando, dentre
outros, pessoas e cargas. Esse meio de transporte é um dos mais antigos, seu
surgimento está ligado diretamente com a Primeira Revolução Industrial,
acontecimento histórico que sucedeu na Europa no final do século XVIII e início
do século XIX.
Um dos primeiros meios de transportes em massa.
Essa revolução ficou marcada por duas importantes inovações tecnológicas, a invenção da máquina têxtil e a locomotiva, ambas movidas a vapor. A locomotiva revolucionou o jeito de transportar matérias-primas e mercadorias, por ser capaz de carregar um elevado número de toneladas ao mesmo tempo.
As primeiras locomotivas eram lentas (cerca de 70 km/h), hoje os modernos trens alcançam velocidades representativas, podem atingir até 250 km/h. Até o começo do século XX o trem era o transporte mais veloz.
O transporte ferroviário tem seu uso difundido em todos os continentes, no entanto, vem perdendo espaço gradativamente. Seu uso é recomendado para transporte de cargas pesadas, como minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas, fertilizantes e etc.
As principais deficiências do transporte ferroviário estão na incapacidade de percorrer superfícies acidentadas e o fato de não poder conduzir mercadorias até os centros consumidores, isso porque segue sempre um caminho definido (trilhos).
Apesar de transportar um elevado volume de cargas por longas distâncias, o transporte ferroviário tem um alto custo na construção e manutenção das vias férreas.
Em geral, o volume de cargas e a quantidade de quilômetros da malha ferroviária estão diminuindo gradativamente para dar lugar ao transporte rodoviário.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transporte-ferroviario-1.htm
Acesso em: 02 ago 2019.


Comentários
Postar um comentário