Curiosidades do Modal Ferroviário
Curiosidades do Modal Ferroviário
· Os primeiros trilhos utilizados para transporte conhecidos são do século
XVI. Feitos de madeira e montados nas minas de carvão e ferro em alguns países
da Europa, eram puxados ou por homens ou por animais. Quando o inventor inglês
Richard Trevithick criou a máquina a vapor, a tração animal foi deixada de
lado. Em 1804, um modelo dessa máquina foi colocado sobre rodas em trilhos e
puxou um vagão com 9 toneladas de carvão por 15 quilômetros.
· Em 1825, o inglês George Stephenson construiu a primeira ferrovia
pública do mundo. Foram 32 quilômetros ligando Stockton e Darlington, e os
trens de carga tinham horários regulares. Cinco anos depois, Stephenson criou
outra ferrovia: ligava Liverpool a Manchester. Os 48 quilômetros eram para
trens de passageiros.
· A ferrovia Transiberiana, construída entre 1891 e 1916, com 9 mil
quilômetros, é a mais extensa do mundo.
· Em 1895, num túnel de 5.600 metros, que fica embaixo da cidade de
Baltimore (Estados Unidos), passou o primeiro trem puxado por uma locomotiva
elétrica. Era da empresa Baltimore and Ohio Railroad.
· No Brasil, a primeira estrada de ferro foi inaugurada em 1854. Os 14,5
quilômetros eram percorridos em 23 minutos a uma velocidade média de 38 km/h. A
locomotiva que transportava o trem era chamada de Baronesa, numa homenagem à
mulher do Barão de Mauá.
· A Estrada de Ferro D. Pedro II, que originou a Estrada de Ferro Central
do Brasil, foi construída em 1855.
· Em abril de 2007 o trem francês V150 bateu o
recorde de velocidade de trens sobre trilho, ele alcançou a marca de 514,8
Km/h. Mas apesar da velocidade impressionante, o campeão ainda é o trem japonêsMaglev, que atingiu em 2003 a marca dos 581 km/h. A
grande diferença é que o trem japonês não toca os trilhos, ele flutua por ondas
magnéticas.
· Depois de 40 anos de atividade, o primeiro trem-bala do mundo foi
desativado no dia 30 de novembro de 2008, no Japão. Chamado de
"Shinkansen - Série Zero", o trem andou pela primeira vez em
1964, durante as Olimpíadas de Tóquio. Símbolo do renascimento japonês no
pós-guerra, o trem era capaz de atingir 210 km/h - uma velocidade
impressionante para a época.


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